Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A inflação registrou alta de 0,51% em março na cidade, segundo o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), divulgado ontem. Gastos com educação, alimentação e combustíveis foram os principais responsáveis pela alta. Os produtos do grupo de alimentação tiveram alta de 1,17% no mês passado na cidade, puxados pelos aumentos de preços de produtos como arroz comum (11%) erva-mate (12%), chocolate em barras (15%) e moranguinho (17%).
8 mil casas podem ficar sem água em Santa Maria até quarta
O grupo com maior alta foi o de educação, que subiu 2,88%, na média geral, tendo como principal causa o reajuste de 7% dos cursos pré-vestibulares e de 3,6% das mensalidades de cursos de Ensino Médio.
Além disso, a alta de R$ 0,20 por litro no subgrupo combustíveis, composto por gasolina, gasolina aditivada, álcool e diesel, ajudou a pressionar a inflação.
Aluno de escola de Santa Maria ameaça colegas de morte pelas redes sociais
A pesquisa do ICVSM, feita pelo Laboratório de Práticas Econômicas da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN), apontou uma inflação acumulada de 1,28% em 2019, e de 4,65% no acumulado dos últimos 12 meses.